segunda-feira, 25 de julho de 2011

Quando e como começa a puberdade nas meninas?




O primeiro sinal de puberdade na menina é muito discreto. Às vezes, nem mesmo a mãe nota. Aparecem inicialmente os brotos mamários, de um ou dos dois lados e a região torna-se mais sensível. A idade de aparecimento deste broto mamário é muito variável: entre 8 e 13 anos de idade. Quase simultaneamente, a menina entra no seu “estirão” de crescimento e pêlos púbicos aparecem, seguidos uns meses depois dos pêlos axilares. Junto com os pêlos, glândulas de suor começam a produzir uma secreção de cheiro acentuado. Deve ter a adolescente um cuidado maior com a sua higiene pessoal.
A primeira menstruação ou “menarca” acontece cerca de 2 anos depois do aparecimento do broto mamário. Esta primeira menstruação significa que a menina atingiu a maturação sexual, podendo procriar, isto é, ter filhos. Nesta altura, o seu corpo quase atingiu a estatura adulta e terá a configuração feminina. Em outras palavras, a menina tornou-se “mulher”.
Esta mudança completa pode ocorrer em pouco tempo! Com a aquisição deste corpo de mulher por causa dos hormônios sexuais que foram secretados em níveis maiores do que antes, o instinto sexual também será despertado, assunto que desenvolveremos melhor ao falarmos da sexualidade.


Dúvida da Aluna Yasmim Saldanha do 6º série A da Escola Evilázio de Góes Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário