terça-feira, 12 de julho de 2011

Aranhas venenosas do Brasil

Aranha Marrom 

Essa espécie atinge de 1 a 3 centímetros. É uma das aranhas mais perigosas do Brasil Podem ser encontradas vivendo em teias irregulares que constroem entre materiais de construção, como telhas e tijolos, e também em vários tipos de fendas, entre cascas de árvores, cavernas, roupas, sapatos, armarios etc...
Apesar de essa espécie não ser agressiva, os acidentes com ela podem ser graves. Os primeiros sintomas de envenenamento são sensação de queimadura e formação de ferida (necrose) no local da picada.
O predador natural dessa aranha é a lagartixa, porém, com a urbanização, esse animal tem desaparecido cada vez mais, deixando assim o caminho livre para a reprodução da aranha. Esta causa cada vez mais acidentes. Muitos acham a lagartixa perigosa, porém ela é inofensiva e ajuda no equilíbrio ecológico.






Aranha Armadeira


A aranha armadeira tem coloração cinza ou castanho-escura, pode atingir 15 centímetros de comprimento, incluindo as pernas. O corpo tem, em média, de 3 a 4 centímetros. As armadeiras não constroem teias e costumam esconder-se em lugares escuros, como cachos de banana, vegetação e calçados.
Acidentes com esse tipo de aranha podem ser graves para crianças menores de 7 anos. O veneno da armadeira atinge o sistema nervoso, e sua picada é muito dolorida. O tratamento é feito com soro antiaracnídeo.

 



Aranha viúva negra

A aranha viúva negra possui um veneno que ao picar uma pessoa ou outro animal pode ser fatal.  A vitima da picada pode sentir dores musculares, câimbras e distúrbios nervosos. O nome "viúva negra" é um apelido, pois a fêmea costuma matar e comer o macho após a cópula.Esta aranha não possui um comportamento agressivo, mas podem picar quando são atacadas ou ameaçadas. No Brasil, podemos encontrar esta espécie, principalmente, nas regiões quentes, próximas ao mar.






Aranha de jardim - Tarantula

A aranha de jardim pode ter a cor cinza ou marrom, as aranhas de grama têm pelos avermelhados perto das queliceras e uma mancha em forma de flecha sobre o abdome. Essas aranhas, que atingem até 5 centímetros de comprimento, costumam ser encontradas nos gramados de residências. Apesar de venenosas, os acidentes envolvendo as aranhas-de-grama não são graves e não é preciso recorrer a nenhum tratamento.






Aranha caranguejeira


Aranhas caranguejeiras  são grandes, com 15 centímetros em média, mas podendo chegar a até 26 cm, que é o caso da caranguejeira da Amazônia, a maior aranha do mundo. Elas possuem pêlos compridos nas pernas e no abdômen. Elas usam as teias apenas para pôr seus ovos, não para caçar suas vítimas. Embora sejam muito temidas, os acidentes com elas são raros e sem gravidade, porém elas apresentam pêlos que são soltos quando elas se sentem ameaçadas. Estes pelos podem causar lesões, irritações e coceira. Não se produz o soro contra seu veneno. As caranguejeiras ocorrem em florestas e matas de todo o país.


4 comentários:

  1. Eu tenho muito medo de aranhaaaaa! :/ mimimi

    ResponderExcluir
  2. aiiii aiii aiii aii dona morro de medo meeu deus :S


    De:sua aluna nervozinha ushuhsahushusa♥

    ResponderExcluir
  3. ☻ Nossa coitado do cara da mão dele ☻ Bjss prof♥

    ResponderExcluir
  4. Nossa não sei de nada disso!
    mas sei da viuiva negra,soque eu vi agora em
    outro site!

    ResponderExcluir