quinta-feira, 21 de julho de 2011

Doenças provocadas por pombos



Os pombos aves transmissoras de piolhos e doenças como a Criptococose, Histoplasmose, Ornite, Dermatites e muitas alergias.
A Criptococose é uma doença causada por um fungo do gênero Cryptococus e é transmitida através da aspiração de fezes secas de pombos e canários. Pode ocorrer meningite subaguda ou crônica.
A histoplasmose é uma doença transmitida por um fungo da espécie Histoplasma apsulatu através da aspiração de fezes de pombos ou morcegos contaminadas com esporos de fungos. Pode apresentar sintomas de doença pulmonar ou não apresentar sintomas.
A Ornite é uma doença causada por um fungo da espécie Chlamydia psittaci. Os sintomas mais comuns são: vômito, diarréia, doença pulmonar ou não manifestar sintoma algum. Pode-se adquirir essa doença através das fezes de aves infectadas pelos fungos.
A Dermatite é uma doença de pele causada por ácaros do gênero Ornithonyssus e pode causar vários problemas como: erupção e coceira na pele semelhante à picada de insetos. A transmissão se da pelo piolho de pombo.
As Alergias são adquiridas em ambientes contaminados com fezes de pombos. Sintomas: podem ocorrer rinites e bronquites.

Por Ana Paula Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário