sábado, 30 de julho de 2011

O ato de beijar pode transmitir doenças graves



Cada gota de saliva possui mais de dois bilhões de bactérias diferentes e durante um beijo elas ficam passeando de uma boca pra outra. Muita calma. Sem nojo. Pois, as bactérias do seu parceiro dificilmente vão arrumar um lugar para viver na sua boca.

Entretanto, há algumas doenças que podem ser transmitidas pelo beijo na boca, como sifílis, herpes e uma série de infecções bacterianas. A mais comum de ser transmitida é a mononucleose, que é até conhecida como "a doença do beijo". A gengivite, por exemplo, é uma infecção bacteriana que teve sua incidência aumentada nos últimos anos, provavelmente em decorrência do hábito de "ficar".

As temidas doenças sexualmente transmissíveis (DST) também podem ser contraídas pelo beijo. O Departamento de Saúde dos EUA considera que pode haver risco, apesar de muito pequeno, de transmissão do vírus HIV, causador da doenças da AIDS, através do beijo da boca, caso existam feridas ou sangramento na boca. O risco de transmissão do HIV através do beijo na boca teoricamente é maior em pessoas com body-piercing na língua ou lábios. Outras DST também transmissíveis pelo beijo incluem sífilis, gonorréia, hepatite A e citomegalovírus. 

Fonte: Jeferson Machado,
Farmacêutico Bioquímico Clínico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário