segunda-feira, 25 de julho de 2011

Qual a diferença de Jacaré e crocodilo?


Eles são mesmo muito parecidos. Ambos são répteis, carnívoros, vivem na terra e também na água, têm o corpo coberto por um couro grosso que lembra pele dos dinossauros que vemos nos filmes, adoram ficar bem paradinhos e fazem parte do grupo dos Crocodilianos. Mas apesar de tantas semelhanças, não é tão difícil assim diferenciar um do outro.
A melhor maneira se diferenciar os jacarés dos crocodilos é pelo formato de sua cabeça. Os jacarés apresentam crânios bastante largos e quando estão com a boca fechada, os dentes da mandíbula se encaixam em cavidades ao longo de boca, ficando escondidos. Já nos crocodilos, o crânio é mais fino e quando estão com suas bocas fechadas, o quarto dente da mandíbula fica à mostra.
Outra característica que diferencia esses animais é a presença de uma glândula capaz de eliminar o sal do organismo, e que somente os crocodilos têm. A expressão “lágrimas de crocodilo”, aliás, vem dessa glândula, embora elas estejam localizadas na língua do animal e não nos olhos, como acontece, por exemplo, com algumas aves.

Por: Renato Filogonio, Departamento de Zoologia, Universidade Estadual Paulista e Marcos Eduardo Coutinho, Centro de Manejo e Conservação de Répteis e Anfíbios, Instituto Chico MEndes de Biodiversidade

Ciência Hoje - Revista CHC | Edição 224


Nenhum comentário:

Postar um comentário