sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O efeito estufa e as ilhas de calor



Trata-se de um fenômeno que acontece em áreas com pouca vegetação, nas quais o gás carbônico - CO2 - expelido pelos carros, indústrias e queimadas, não podendo ser absorvido pelas plantas, acumula-se na atmosfera ao redor do planeta. Isso impede que o calor produzido pelos raios solares se espalhe, aquecendo cada vez mais a Terra. O efeito estufa expõe os seres vivos a problemas de saúde como a alteração da temperatura corporal, além de contribuir para o descongelamento das calotas polares e conseqüente aumento do nível dos oceanos.


As ilhas de calor

As ilhas de calor são bolsões de temperatura elevada, concentração de poluentes e reduzida umidade do ar, que aparecem nos centros urbanos onde existem numerosos edifícios altos e uma vegetação muito escassa. No centro da cidade de São Paulo, por exemplo, observa-se uma elevação na temperatura superior a 10°C, associada a elevados índices de poluição em relação a áreas mais arborizadas. Esse ambiente semelhante ao de um deserto causa desconforto e variados problemas de saúde, contribuindo ainda para a ocorrência de enchentes.

Fonte: Floresta um mundo de relações - Governo do Estado de São Paulo -Secretaria de Estado do Meio Ambiente - Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiente. Pesquisa e texto: Maria Julieta Penteado e Sandra N. S. Almeida; Colaboração: José Lélis Nogueira; Projeto Gráfico: Sonally R. Paulino da Costa Pelizon; Editoração Eletrônica: Pedro Orlando Victor Galletta. São Paulo, 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário