domingo, 24 de julho de 2011

Coleta Seletiva e Reciclagem

Coleta seletiva serve para organizar, de forma diferenciada, os resíduos sólidos que pode ser reciclados. Esta coleta pode ser feita por caminhões que passam semanalmente nas residências  ou postos de entrega voluntária (PEV) espalhados pela cidade. Nesses pontos existem coletores com diferentes divisões, ou tambores coloridos para cada tipo de material de embalagens. É preciso ressaltar que os materiais de embalagens devem ser limpos antes de colocados nos coletores ou tambores.
Os materiais coletados são levados ao Departamento de Limpeza Urbana (DLU), sendo colocados em uma esteira rolante para serem separados por pessoas treinadas. A esteira possui um eletroímã para ajudar na separação dos metais. Depois de separados, os materiais são compactados, amarrados em fardos e vendidos para fábricas de reciclagem.

Metais recicláveis: lata de aço (lata de óleo, salsicha), lata de alumínio (refrigerantes) e outras sucatas de construção.

Metais Não recicláveis: Clipes e grampos, esponjas de aço, canos, latas de tinta, latas de combustíveis e pilhas.

Vidro recicláveis: Recipientes em geral, garrafas de vários tamanhos e copos.

Vidro não recicláveis: Espelhos, vidros planos, lâmpadas, tubos de TV, cerâmica, porcelana.


Plástico recicláveis: Embalagens de refrigerantes, margarina e material de limpeza, copinho de café e água, canos e tubos, sacos plásticos em geral.

Plástico não recicláveis: cabo de panela, tomadas, isopor, adesivos, espumas, teclado de computador e acrílicos.

Papéis recicláveis: Aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, papel de fax, formulários de computador, folhas de caderno, cartolinas, cartões, rascunhos escritos, envelopes, fotocópias, folhetos, impressos em geral.
Devem estar secos, limpos (sem gordura, restos de comida, graxa), de preferência não amassados. As caixas de papelão devem estar desmontadas por uma questão de otimização do espaço no armazenamento.

Papéis não recicláveis: Papéis não recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados.

Fonte: http://www.ib.usp.br/
Fonte: Tetra Park

Nenhum comentário:

Postar um comentário