terça-feira, 26 de julho de 2011

Pílula anticoncepcional pode diminuir a libido da mulher

Mulheres que tomam a pílula anticoncepcional podem sofrer com a perda de libido, indica um novo estudo feito por alemães e publicado no "Journal of Sexual Medicine". Outros métodos hormonais, como os implantes subcutâneos, também costumam afetar o desejo sexual da mulher, disseram os pesquisadores.
Os problemas sexuais podem ter um impacto negativo na qualidade de vida e no bem-estar feminino, independente da idade. A falta de desejo sexual é um problema comum, que atinge cerca de duas em cada cinco mulheres - afirma a pesquisadora Lisa-Maria Wallwiener, da Universidade de HeidelBerg, na Alemanha.
Segundo ela, a perda de libido feminina é multifatorial. Estresse, filhos, excesso de trabalho e uma vida afetiva ruim pode alterar o desejo sexual delas. Porém, nos útlimos anos, cientistas estão dando mais atenção aos contraceptivos hormonais e seus efeitos na vida sexual das mulheres.
Segundo os pesquisadores, o maior problema da pílula é que ela diminui os níveis de testosterona, hormônio que ajuda a aumentar o desejo sexual em homens e mulheres. Quando a testosterona está muito baixa, fica difícil sentir vontade de manter relações sexuais. Nos testes feitos pelos pesquisadores, as mulheres que tomavam pílula tinha o nível mais baixo de satisfação sexual. As que usavam somente a camisinha tinham o maior. Associar o cigarro ao uso do contraceptivo, afirmam os alemães, prejudica ainda mais a libido.
O resultado é muito interessante, pois em um futuro próximo poderemos determinar que combinações de hormônios melhoram ou pioram a satisfação sexual. Hoje já existem vários tipos de pílula e a mulher que não se adapta a uma pode trocar por outra. Daqui a pouco, saberemos exatamente o que afeta ou não a libido feminina.

Fonte: O globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário