quarta-feira, 13 de julho de 2011

A impôrtancia das árvores

Ciclo da água
A infiltração de água em solos com cobertura florestal é 40 vezes maior do que em solos descobertos (Rezende e cols., 2000), alimentando os lençóis freáticos, que formam as nascentes e os rios. A presença de árvores reduz o impacto causado pelas chuvas, evitando a erosão do solo e o conseqüente assoreamento dos recursos hídricos (Magalhães e Crispim, 2003). Além disso, quando absorvida pelas plantas, a água volta à atmosfera em forma de vapor, pela transpiração das folhas, que também origina partículas necessárias (aerossóis) para que as nuvens se formem (Claeys e cols, 2004).

Ameniza o clima

Uma árvore isolada pode transpirar até 500 litros de água por dia. Além disso, a interceptação solar pelas copas evita o aquecimento dos prédios, cria ambientes que servem de abrigo nas horas mais quentes do dia e diminui as conseqüências da insolação direta.

Diminuem a reflexão da radiação do sol
Superfícies artificiais refletem até 50% , enquanto a vegetação reflete de 25 a 10% dessa radiação, diminuindo o efeito térmico.

Efeito sobre o regime dos ventos
Pode bloquear ventos frios no inverno e dirigir a entrada de correntes que resfriam o ambiente no verão.

Economia de energia
Redução do gasto com refrigeração. Segundo uma pesquisa, em Sacramento, Califórnia, EUA, a economia anual foi calculada em 18,5 bilhões de dólares devido à presença de árvores.

Captação de partículas e gases presentes no ar
Remoção de 1,2 tonelada/hectare de dióxido de carbono.

Conservação da biodiversidade
As árvores servem de refúgio e provêem alimento para consumidores primários (herbívoros) tais como aves e insetos. Em dois bairros de Volta Redonda foram registradas 90 espécies de aves nas árvores individuais existentes na arborização das ruas.

Atuam nos aspectos sensorial e estético
Amenizam a aridez e a repetição dos prédios e outras áreas construídas.

Saúde física e mental
Auxilia na recuperação de doentes e tem um efeito restaurador, com mudanças positivas no estado psicológico, no sistema fisiológico (diminui a pressão arterial), funcionamento cognitivo e comportamental.

Atendimento às necessidades lúdicas, de recreação e lazer
Os espaços verdes são utilizados para eventos, festas, festivais, shows, entre outras atividades.


Fonte: http://www.iesambi.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário