sexta-feira, 23 de maio de 2014

Por que os cachorros ficam presos no ato do acasalamento?

www.saravet13.blogspot.com

A anatomia dos cães é bem diferente dos seres humanos.  Os cães possuem uma região do pênis chamada bulbo, que recebe muito sangue e aumenta de volume quando o animal está excitado. Já as fêmeas tem um anel fibromuscular, na entrada da vagina, quando o órgão genital do macho está ereto é bem difícil que ele consiga retirá-lo, por isso eles ficam presos durante e após o coito. Isso tem uma razão biológica bem interessante, os cães liberam o esperma aos poucos e dependendo da raça pode demorar muito. Isso ocorre para garantir que o esperma não seja perdido garantindo assim a fecundação.

Não jogue água quente, isso pode assustar os animais e causar sérios problemas na separação.
Não tente separar os cães, dependendo da tentativa pode fraturar o pênis.

Por: Ana Paula Santana

Dúvida do Aluno: Renato Antônio Santos Filho - 7º ano A.

domingo, 4 de maio de 2014

Buraco Negro


Fonte: http://cienciasetecnologia.com/

Uma simulação de uma lente gravitacional por um buraco negro, o que distorce a imagem de um galáxia em segundo plano

Buraco Negro é uma região do espaço onde o campo gravitacional é tão forte que nada sai dessa região, nem a luz; daí vermos negro naquela região. Matéria (massa) é que "produz" campo gravitacional a sua volta. Um campo gravitacional forte o suficiente para impedir que a luz escape pode ser produzido, teoricamente, por grandes quantidades de matéria ou matéria em altíssimas densidades.
Se o nosso Sol, de repente se tornasse um buraco negro da mesma massa, o resto dos objetos, incluindo a Terra, não seria afetado gravitacionalmente. A Terra permaneceria em sua órbita atual, assim como o resto dos planetas. (É claro que outras coisas seriam afetadas, como a quantidade de luz e calor que a Terra recebe, ou seja nós ainda estaríamos em apuros, mas não seriamos sugados para dentro do buraco negro.

Fonte:http://cienciasetecnologia.com


Fonte: http://www.observatorio.ufmg.br/

Crianças podem comer carne de porco em qual idade?

Após o oitavo mês, o bebê já pode provar essa iguaria, que é rica em minerais, como o zinco, fundamental para amadurecer o sistema imunológico. A partir dos 8 meses, o seu pequeno gourmet pode experimentar lombo, filé mignon suíno e um pedacinho desfiado de pernil. Talvez você se pergunte porque nada disso entrou no cardápio quando ele se tornou um carnívoro, por volta dos 6 meses. A resposta é simples: o melhor é começar pelas carnes magras, e a suína tende a ser mais gordurosa. Sem contar que o sabor é mais forte e, nas primeiras colheradas, o bebê parece estranhar tudo.  Agora, porém, não há mais motivo para que a carne de porco fique longe do prato. Ao contrário: ela é riquíssima em minerais como o ferro e o zinco - esse último fundamental para amadurecer o sistema imunológico. A nutricionista Flavia Schwartzman, de São Paulo, faz uma única ressalva: O porco já tem mais gordura, portanto nada de fritá-lo. Ofereça ao bebê a carne refogada, de preferência sem ou quase sem óleo.

Fonte: http://bebe.abril.com.br
Dúvida do aluno Wellington Santos Silva - 8ª série B
Escola Benedicto Rodrigues.

O que é ano-luz?

O que é ano-luz?

Um ano-luz equivale a quantos km a luz percorre em um ano. Partindo que a luz percorre aproximadamente 300.000 km por segundo e que cada ano tem 31.557.000 segundos, a distância percorrida pela luz então é de 9,46 trilhões de km.
Ano-luz é uma unidade de distância. Apesar de não fazer muito sentido porque "ano-luz" contém a palavra "ano", que normalmente é uma unidade de tempo, anos-luz medem a distância.

Dúvida dos alunos na escola Benedicto Rodrigues - Salto de Pirapora - SP.

Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/
Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/

Os animais enxergam em cores ou preto e branco?

Os animais enxergam em cores ou preto e branco?

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/
A retina é uma camada que reveste o interior do olho. Ela funciona como uma tela em que são capturadas as imagens, e enviadas ao cérebro por meio de neurotransmissores.


Cachorro vê tudo em preto e branco? A visão dos gatos funciona melhor no escuro? O que enxergam os passarinhos? Ah, eu queria ter óculos especiais para saber como esses e outros bichos veem o mundo!
Fabiano Montiani-Ferreira, médico veterinário da Universidade Federal do Paraná, explicou à CHC Online que existem muitas diferenças na estrutura dos olhos dos animais, o que faz com que cada um enxergue de maneira diferente. Cães e gatos, por exemplo, podem ver com uma quantidade de luz sete vezes menor do que a quantidade necessária para nós, humanos, enxergarmos.
O responsável por isso é uma fina camada refletora. Ela faz com que a luz que entra no olho passe duas vezes pela retina – estrutura responsável pela formação das imagens –, o que garante uma visão melhor no escuro. “Em compensação, quando o ambiente está muito iluminado, a visão deles fica prejudicada”, pondera Fabiano.
Para os gatos, isso não é tão ruim. Eles têm as pupilas em formato de fendas, e isso controla a quantidade de luz que chega até o fundo do olho. “Já os humanos e os cachorros não têm essa sorte, porque as pupilas são arredondadas”, aponta o pesquisador.
Outra questão muito debatida é a visão supostamente em preto e branco desses animais. Mas – acredite! – cães e gatos veem cores! Eles possuem as mesmas estruturas chamadas fotorreceptores, responsáveis pela visão colorida dos humanos. Só que, enquanto nossos olhos têm pigmentos de três tipos diferentes, o desses animais tem apenas dois e, por isso, as cores não são tão vibrantes para eles.


Dúvida da aluna: Ana Carolina 
Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/

Por que temos soluços?

Por que temos soluços?

Fonte: http://casabiblo.blogspot.com.br

O soluço é provocado por um espasmo do diafragma, um músculo que separa o tórax do abdômen e está diretamente relacionado com a respiração. Esse espasmo é acompanhado simultaneamente pelo fechamento da glote, o que prejudica a passagem de ar para os pulmões e produz o som típico e característico do soluço. Bebês estão sujeitos a crises mais frequentes de soluço, uma vez que seu sistema nervoso ainda imaturo não atua adequadamente sobre o diafragma.
O soluço pode se benigno. Nesse caso, apesar de incômodas e desagradáveis, as crises costumam ser passageiras e autolimitadas. Elas podem ter como causa a distensão do estômago provocada pela ingestão de grande quantidade de alimentos, de bebidas carbonatadas, como os refrigerantes, ou pela deglutição de ar.
Mudanças bruscas de temperatura, tabagismo, álcool, ansiedade e estresse estão entre as outras causas possíveis do distúrbio.
No entanto, as crises de soluço podem ser recorrentes ou persistentes e terem como causa problemas ligados ao sistema nervoso central, ao metabolismo, à irritação do nervo vago ou frênico, a procedimentos cirúrgicos e pós-operatórios ou a fatores emocionais.

Dúvida da aluna Brenda Camargo de Oliveira 6 ano A
Escola Benedicto Rodrigues.
Fonte: http://drauziovarella.com.br/

Por que as aranhas fêmeas comem as aranhas machos no momento do acasalamento?

Por que as aranhas fêmeas comem os machos no momento do acasalamento?

Fonte: http://apenas1.wordpress.com

Os machos da maioria das espécies tem um único objetivo, acasalar para a perpetuação da espécie. Mas em alguns casos, ele sai em desvantagem perdendo a própria vida para que o seu objetivo ocorra. No caso das aranhas acontece o canibalismo sexual, a aranha fêmea devora o macho depois de acasalar. Determinadas hipóteses podem explicar o que acontece. Algumas fêmeas devoram o macho para ter uma fonte de alimento a mais para seus ovos fecundados. No caso da aranha viúva-negra, o macho quebra o seu órgão reprodutor o palpo dentro do órgão reprodutor da fêmea. Isso ocorre para que a fêmea não copule com outro macho. As aranhas machos vivem pouco tempo após se tornarem adultas e prontas para reprodução.

Dúvida da aluna: Brenda Camargo de Oliveira 6º ano A.
Escola Benedicto Rodrigues.

Por: Paula Santana