terça-feira, 16 de setembro de 2014

As fases da Lua

Fonte: youtube.com

O fenômeno das fases da Lua é bem interessante e muitas vezes difícil de entender.

A Lua é um satélite natural que realiza movimentos importantes, a rotação em torno de seu próprio eixo, a revolução em torno da Terra e a translação em torno do Sol juntamente com a Terra. Para dar uma volta em torno de seu eixo, a Lua leva mais ou menos 28 dias, sendo que, neste mesmo período ela dará uma volta completa em torno da Terra, com isso a parte da superfície da Lua voltada para o nosso planeta é sempre a mesma. Quando a Lua se encontra entre a Terra e o Sol, não enxergamos a sua parte iluminada é a fase que chamamos de Lua Nova. Conforme ocorre o movimento da Lua é possível ver da Terra uma pequena parte da Lua iluminada que cresce gradualmente atingindo a fase quarto crescente. Nos próximos dias a parte iluminada continua crescendo até atingir o máximo podemos observar a Lua Cheia. Depois a porção iluminada da Lua começa a diminuir caracterizando a fase quarto minguante completando o ciclo. Depois de não conseguimos ver nenhuma parte iluminada da Lua.

Por: Ana Paula Santana
Bióloga e Professora de Ciências e Biologia.

Por que usar etanol?


Fonte: http://www.canaldoprodutor.com.br/

O etanol é um combustível considerado limpo, pois, ao ser plantado absorve gás carbônico da atmosfera, colaborando para a redução do efeito estufa e proporcionando grandes benefícios ao planeta.  Este combustível é resultado da fermentação do açúcar presente na cana de açúcar ou em outros vegetais. Essa planta tem o crescimento rápido por isso é interessante investir neste produto, pois, além de ser renovável é matéria prima de outros produtos e pode ser plantado novamente.

Por: Ana Paula Santana
Bióloga e Professora de Ciências e Biologia.

Miíase - Calcanhar de Maracujá

Miíase no olho humano





Fonte: http://bucomaxilofacialdabahia.blogspot.com.br/

Fonte: http://resgatesaudeanimal.blogspot.com.br/


A Miíase é uma ferida aberta causada por larvas de moscas da espécie Cochliomyia hominivorax, estas larvas se alimentam de tecido vivo, geralmente ataca cães, gatos, bovinos e até mesmo os seres humanos. As moscas percebem feridas abertas e se aproveitam para depositar as suas lavras. 

Por Ana Paula Santana
Bióloga e professora de Ciências e Biologia