domingo, 31 de julho de 2011

Câncer de pênis: evite esse mal


O câncer de pênis não possui uma causa específica. Há, sim, fatores ligados à sua origem. A falta de higiene é um dos principais. A presença de fimose quando o estreitamento na abertura do prepúcio (a pele que reveste a glande) impede que ela seja exposta é outro, já que dificulta a retirada do esmegma, um líquido branco produzido no prepúcio, a pele que cobre a glande. "Essa secreção natural causa irritação crônica, que pode ser o estopim da doença", explica Gustavo Guimarães, urologista do Hospital do Câncer A.C. Camargo, de São Paulo. "Nosso trabalho identificou que 87% dos doentes não foram operados de fimose", conta Aguinaldo Nardi, coordenador do estudo. Não é à toa que entre os judeus, circuncidados dias após o nascimento, praticamente não existe esse tipo de câncer. O primeiro sintoma é uma pequena ferida na cabeça ou no corpo do pênis. Só que ela não dói e, talvez por isso mesmo, muitas vítimas não dão bola. Sem parar de crescer, a lesão pode assumir uma forma de couve-flor. Se não houver tratamento, as células cancerosas se infiltrarão nos tecidos internos do órgão e seguirão para os gânglios inguinais, provocando inchaços na virilha. Nesse ponto podemos considerar que a doença já se disseminou é metástase.



Fonte: ANGELO MASSAINE

Revista saúde

sábado, 30 de julho de 2011

A importância do sono

Uma boa noite de sono é fundamental para a saúde do sistema nervoso. Se dormirmos pouco ou não dormirmos bem, podemos ficar nervosos, sonolentos, com reflexos diminuídos e com dificuldades de aprendizagem.

Orientações para melhorar a qualidade do sono:

·         Procure deitar e levantar  nos mesmos horários todos os dias
·         Vá para a cama só quando estiver com sono
·         Não use a cama para ler, escrever, ver televisão ou alimentar-se
·         Evite ficar na cama sem dormir. Ficar na cama rolando de um lado para o outro gera estresse e piora a insônia.
·         Evite cochilos durante o dia
·         Faça atividades físicas regulares
·         Estabeleça um ritual de relaxamento antes de deitar; tome um banho; diminua a luminosidade do quarto.

Fonte: PEREIRA, Murilo A. Em guerra com o travesseiro. Ciência Hoje, Rio de Janeiro: Instituto Ciência Hoje, n. 224, p. 8-11, março 2006.

É verdade que os sapos espirram veneno que pode cegar?

Fonte: istockphoto.com/ Eric Delmar



Na verdade, não é veneno que eles jogam a longas distancias, mas sim urina, que causa uma irritação. O veneno fica localizado em uma glândula atrás do olho e só é eliminado se a glândula for apertada. A intoxicação só ocorrerá se tiver contato com a mão ou levado a boca.
Tome cuidado ao manusear sapos, pois a reação do organismo depende de pessoa para pessoa e podem ocorrer acidentes gravíssimos.
Não devemos sair por ai perseguindo os sapos, eles são excelentes caçadores de mosquitos e por isso dependemos deles para o equilíbrio ecológico.



Por Ana Paula Santana

O ato de beijar pode transmitir doenças graves



Cada gota de saliva possui mais de dois bilhões de bactérias diferentes e durante um beijo elas ficam passeando de uma boca pra outra. Muita calma. Sem nojo. Pois, as bactérias do seu parceiro dificilmente vão arrumar um lugar para viver na sua boca.

Entretanto, há algumas doenças que podem ser transmitidas pelo beijo na boca, como sifílis, herpes e uma série de infecções bacterianas. A mais comum de ser transmitida é a mononucleose, que é até conhecida como "a doença do beijo". A gengivite, por exemplo, é uma infecção bacteriana que teve sua incidência aumentada nos últimos anos, provavelmente em decorrência do hábito de "ficar".

As temidas doenças sexualmente transmissíveis (DST) também podem ser contraídas pelo beijo. O Departamento de Saúde dos EUA considera que pode haver risco, apesar de muito pequeno, de transmissão do vírus HIV, causador da doenças da AIDS, através do beijo da boca, caso existam feridas ou sangramento na boca. O risco de transmissão do HIV através do beijo na boca teoricamente é maior em pessoas com body-piercing na língua ou lábios. Outras DST também transmissíveis pelo beijo incluem sífilis, gonorréia, hepatite A e citomegalovírus. 

Fonte: Jeferson Machado,
Farmacêutico Bioquímico Clínico.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Asteróide pode colidir com a Terra em fevereiro de 2019



Um asteróide descoberto há poucas semanas pode colidir com a Terra em 1º de fevereiro de 2019 – mas a margem de erro ainda é grande, segundo os cientistas.

"Trata-se do objeto mais ameaçador já encontrado no espaço", disse Benny Peiser, da Universidade John Moores, de Liverpool, na Grã-Bretanha.

Os astrônomos deram ao corpo celeste uma nota 0,06 na chamada escala de grau de ameaça de Palermo.

Considerando seu grau de brilho, os astrônomos estimam que o asteróide tenha 2 quilômetros de diâmetro e se choque com a Terra a uma velocidade de 28 quilômetros por segundo, o suficiente para destruir um continente inteiro e causar mudanças climáticas em todo o planeta.

Fonte: David Whitehouse
BBC 



quinta-feira, 28 de julho de 2011

Prevenção do câncer de intestino




O câncer de intestino quase sempre se instala no intestino grosso. São raríssimos os tumores malignos de intestino delgado.
A parte do tubo digestivo que denominamos intestino grosso é formada pelo ceco, cólon ascendente, transverso e descendente, sigmóide e o reto. Nessas áreas, os tumores costumam ter origem em pequenos pólipos benignos fixos à mucosa, nos quais se instalam alterações progressivas no DNA causadoras de transformação maligna.
São necessários anos de evolução para que um pólipo se transforme em lesão maligna, característica biológica que oferece ampla oportunidade para retirá-lo antes que nele se acumulem as mutações necessárias para chegar à malignidade.
Como regra, no entanto, doentes que desenvolvem câncer de intestino nunca foram submetidos a exames preventivos para diagnosticar a presença dos pólipos que antecedem o aparecimento da doença.
Há pessoas que correm mais risco de câncer de cólon e reto. É importante conhecê-las, porque precisam de vigilância mais intensiva:

1) As que têm um parente de primeiro grau diagnosticado com esse tipo de câncer antes dos 50 anos. Nesses casos, existe suspeita da existência de síndromes hereditárias que aumentam muito o risco;

2) As que têm um familiar de primeiro grau com câncer do cólon ou reto diagnosticado depois dos 50 anos. O parentesco duplica a probabilidade da doença;

3) Os portadores de enfermidades inflamatórias do cólon e do reto, como a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn.

Os principais fatores ligados ao estilo de vida que aumentam o risco são as dietas com alto teor de gorduras e/ou pobres em fibras e em cálcio, tabagismo, vida sedentária e consumo excessivo de álcool.
Existem diversas estratégias para a prevenção do câncer colorretal:

1) Pesquisa de sangue oculto nas fezes

Parte do princípio de que muitos pólipos e tumores malignos em fase inicial apresentam sangramentos microscópicos identificáveis nas fezes através de diversas técnicas de baixo custo.
No entanto, como esses exames são incapazes de detectar lesões que não sangram testes negativos não asseguram ausência de tumores (falso-negativos). Ao contrário, quando o resultado é positivo, há necessidade de complementar com a realização de colonoscopia, para visualizar a parte interna do intestino e afastar ou confirmar a presença da lesão responsável pelo sangramento.
Consideradas em conjunto, essas limitações fazem com que muitos médicos considerem esses testes de pouca utilidade.

2) Estudos radiológicos

Uma das únicas armas disponíveis no passado, os enemas de bário, exames radiológicos precedidos pela introdução de líquido de contraste contendo bário através do reto, perderam a utilidade porque provocam desconforto, deixam de identificar lesões precursoras e tumores malignos em fase inicial.
Recentemente, foram desenvolvidas técnicas de colonografia por tomografia computadorizada que permitem obter imagens de 90% dos pólipos com mais de 1 cm, com um índice de falso-positivos de apenas 14%. As limitações do método são o emprego de radiações, o custo, a necessidade de preparo para esvaziar o intestino e a de
exigir colonoscopia para a retirada dos pólipos diagnosticados.

4) Sigmoidoscopia

Embora desconfortável, é um exame simples, ambulatorial, realizado pela introdução de um pequeno endoscópio que visualiza as porções mais baixas do intestino: reto e sigmóide. Não detecta lesões mais altas, que incidem em mais de 30% dos casos de câncer.

5) Colonoscopia
É o método mais importante, assunto que merece discussão mais detalhada em nossa próxima coluna.


Fonte: Drauzio Varella.com.br

Mata Atlântica pede socorro - Revista Eca USP


São Paulo é um dos estados mais ricos da federação brasileira e está carente de áreas verdes. Biólogos estudam maneiras de recuperar áreas degradadas de Mata Atlântica, através de levantamento florístico e chuva de sementes que auxiliam no reflorestamento.

Em 1500, quando o Brasil foi descoberto pelos europeus, a Mata Atlântica cobria uma área de 15% do território brasileiro. Atualmente, ela está reduzida a 7% de sua cobertura original. Estes dados são da SOS Mata Atlântica, organização que há 18 anos monitora e defende a Mata Atlântica.

Estes dados preocupam a bióloga Ana Paula Farias Santana que finalizou uma pesquisa de Levantamento Florístico em uma área de Mata Ciliar localizada no município de Arujá em São Paulo”, neste trabalho ela afirma que “conhecer a flora da vegetação natural é importante para o desenvolvimento de modelos de conservação, manejo de áreas remanescentes e recuperação de áreas perturbadas ou degradadas”.

A bióloga Edna Pereira dos Santos reforça que o trabalho de levantamento florístico e análise da chuva de sementes servem para avaliar quais serão os futuros regenerantes que irão colonizar o local que será recuperado. “Faz-se o levantamento de espécies dos biomas para plantar árvores pertencentes a mesma região”, afirma Santos.

Santana afirma que a destruição da vegetação causa problemas sérios para o equilíbrio do planeta, como erosão eólica, hídrica, degeneração do solo, diminuição da umidade do ar, também aumenta o risco de enchentes, reduz a biodiversidade, aumenta a poluição do ar e causa vários outros problemas que afetam a qualidade de vida. Por isso, é necessário restabelecer a cobertura vegetal para garantir o desenvolvimento sustentável e retomar o equilíbrio dos ecossistemas. Esse quadro está relacionado à falta de instrução sobre a importância de se preservar as florestas.

As biólogas concordam quando afirmam que tudo no Brasil é influenciado pela educação. Segundo elas precisa partir dos professores a educação ambiental. “O brasileiro não tem uma base educacional que ensina o valor de uma árvore, o que é um ecossistema ou qual a função dele”, finaliza Santana. Santos complementa ao dizer que é “importante levar todo o conhecimento para as comunidades menos favorecidas”.

*Charlene Aparecida Salustiano é jornalista e teve a colaboração da bióloga Cleia Santos Allen na captura das imagens da floresta no município de Arujá.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

A floresta

Qualquer vida é muito dentro da floresta
Se a gente olha de cima, parece tudo parado.
Mas por dentro é diferente.
A floresta está sempre em movimento.
Há uma vida dentro dela que se transforma sem parar.
Vem o vento.
Vem a chuva.
Caem as folhas.
E nascem novas folhas.
Das flores saem os frutos.
E os frutos são alimentos.
Os pássaros deixam cair às sementes.
Das sementes nascem novas árvores.
E vem a noite.
Vem a lua.
E vêm as sombras que multiplicam as árvores.
As luzes dos vagalumes são estrelas na terra.
E com o sol vem o dia.
Esquenta a mata.
Ilumina as folhas.
Tudo tem cor e movimento. 

Poema de um índio Ticuna.

Hipertireoidismo



Hipertireoidismo
O hipertireoidismo ocorre quando há uma produção excessiva dos hormônios da tireóide (T3 e T4). Em sua forma mais suave, não apresenta sintomas facilmente diagnosticáveis ou apenas distúrbios como fraqueza ou sensação de desconforto. Entretanto, em seu aspecto mais grave, a doença pode até matar. Há risco de a disfunção afetar a gravidez ou a fertilidade feminina, entre outros males. Ocorre um aumento no volume da tireóide durante o hipertireoidismo, o que também pode ser associado a outros sintomas, como:
·                 Aceleração dos batimentos cardíacos acima de 100 por minuto (chamada taquicardia)
·                 Irregularidade no ritmo cardíaco, principalmente em pacientes com mais de 60 anos.
·                 Nervosismo, ansiedade e irritação.
·                 Mãos trêmulas e sudoreicas
·                 Intolerância a temperaturas quentes e probabilidade de aumento da sudorese
·                 Queda de cabelo e/ou fraqueza do couro cabeludo
·                 Rápido crescimento das unhas, com tendência à descamação das mesmas.
·                 Fraqueza nos músculos, especialmente nos braços e coxas.
·                 Intestino solto
·                 Perda de peso importante
·                 Alterações no período menstrual
·                 Aumento da probabilidade de aborto
·                 Olhar fixo
·                 Protusão dos olhos, com ou sem visão dupla (em pacientes com a Doença de Graves)
·                 Acelerada perda de cálcio dos ossos com aumento do risco de osteoporose e fraturas.
Entre as causas para o hipertireoidismo estão a doença de graves, o bócio a existência de um nódulo tóxico (que produz mais hormônios tireoidianos que o necessário), tireoide subaguda, silenciosaou pós-parto, ingestão excessiva de iodo (presente em comprimidos de alga, expectorantes ou em amiodarona, usada em remédios para arritmia cardíaca) e a superdosagem de hormônios tireoidianos. 

Hipotireoidismo

Assim como o hipertireoidismo, o hipotireoidismo também causa um aumento de volume da tireóide Contudo, esse aumento não é acompanhado de mais produção dos hormônios tireoidianos, mas sim pela queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).
Como outros males da tireóide, o hipotireoidismo é mais comum em mulheres, mas pode ocorrer em qualquer indivíduo independente de gênero ou idade. Os endocrinologistas orientam mulheres, especialmente acima de 40 anos, a fazerem o auto-exame da tireóide regularmente. Entre os sintomas do hipotireoidismo estão:

·                 Depressão
·                 Desaceleração dos batimentos cardíacos
·                 Intestino preso
·                 Menstruação irregular
·                 Diminuição da memória
·                 Cansaço excessivo
·                 Dores musculares
·                 Sonolência excessiva
·                 Pele seca
·                 Queda de cabelo
·                 Ganho de peso
·                 Aumento do colesterol no sangue
Na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, uma disfunção auto-imune. O hipotireoidismo também afeta recém-nascido. Nesses casos, o problema é diagnosticado pelo conhecido "teste do pezinho" e o tratamento deve ser iniciado imediatamente.
As complicações causadas pelo hipotireoidismo são normalizadas por meio das prescrições do médico. Quando o tratamento não é adequado, o paciente pode sentir anemia, coronariopatia e desordens gastrointestinais, neurológicas, endócrinas, metabólicas e renais. Também são comuns as disfunções respiratórias, dislipidemia, glaucoma, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e, no caso de recém-nascidos, retardo mental, surdez e deficiência de crescimento. 
Fonte: http://www.tireoide.org.br/

terça-feira, 26 de julho de 2011

Pílula anticoncepcional pode diminuir a libido da mulher

Mulheres que tomam a pílula anticoncepcional podem sofrer com a perda de libido, indica um novo estudo feito por alemães e publicado no "Journal of Sexual Medicine". Outros métodos hormonais, como os implantes subcutâneos, também costumam afetar o desejo sexual da mulher, disseram os pesquisadores.
Os problemas sexuais podem ter um impacto negativo na qualidade de vida e no bem-estar feminino, independente da idade. A falta de desejo sexual é um problema comum, que atinge cerca de duas em cada cinco mulheres - afirma a pesquisadora Lisa-Maria Wallwiener, da Universidade de HeidelBerg, na Alemanha.
Segundo ela, a perda de libido feminina é multifatorial. Estresse, filhos, excesso de trabalho e uma vida afetiva ruim pode alterar o desejo sexual delas. Porém, nos útlimos anos, cientistas estão dando mais atenção aos contraceptivos hormonais e seus efeitos na vida sexual das mulheres.
Segundo os pesquisadores, o maior problema da pílula é que ela diminui os níveis de testosterona, hormônio que ajuda a aumentar o desejo sexual em homens e mulheres. Quando a testosterona está muito baixa, fica difícil sentir vontade de manter relações sexuais. Nos testes feitos pelos pesquisadores, as mulheres que tomavam pílula tinha o nível mais baixo de satisfação sexual. As que usavam somente a camisinha tinham o maior. Associar o cigarro ao uso do contraceptivo, afirmam os alemães, prejudica ainda mais a libido.
O resultado é muito interessante, pois em um futuro próximo poderemos determinar que combinações de hormônios melhoram ou pioram a satisfação sexual. Hoje já existem vários tipos de pílula e a mulher que não se adapta a uma pode trocar por outra. Daqui a pouco, saberemos exatamente o que afeta ou não a libido feminina.

Fonte: O globo

A culinarista Enísia ensina fazer pão

A Culinarista Enisia Teófila de Souza ensina os alunos da escola Evilázio de Góes Vieira, a fazer pão de frios.


Foto: Alunos da escola




















Pão de frios

Ingredientes:

Massa:

2 Xícaras de leite
1 Ovo inteiro
1 xícara de óleo de soja
3 tabletes de fermento biológico
1 colher de sopa rasa de sal
1 colher de sobremesa de açúcar
1 kg de farinha de trigo sem fermento

Recheio:

300g de mussarela em cubos
300g de presunto em cubos
200g de lingüiça calabresa fatiada
4 tomates sem sementes e passados em um pouco de farinha de trigo
Orégano
Cheiro verde
Manjericão (opcional)
Cebola (opcional)

Modo de preparo:

Bater o leite, ovo, óleo, sal, açúcar, fermento no liquidificador.
Numa tigela colocar o trigo aos poucos até obter uma massa homogenia.
Deixar a massa em um recipiente com tampa e deixar crescer por 15 a 20 minutos.
Logo após, abrir a massa colocar o recheio. Em seguida trançar a massa e pincelar com gema batida com café amargo.
Levar ao forno por aproximadamente 40 minutos.

Rendimento:
4 pães


Por Ana Paula Santana e Enísia Teófila de Souza

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Qual a diferença de Jacaré e crocodilo?


Eles são mesmo muito parecidos. Ambos são répteis, carnívoros, vivem na terra e também na água, têm o corpo coberto por um couro grosso que lembra pele dos dinossauros que vemos nos filmes, adoram ficar bem paradinhos e fazem parte do grupo dos Crocodilianos. Mas apesar de tantas semelhanças, não é tão difícil assim diferenciar um do outro.
A melhor maneira se diferenciar os jacarés dos crocodilos é pelo formato de sua cabeça. Os jacarés apresentam crânios bastante largos e quando estão com a boca fechada, os dentes da mandíbula se encaixam em cavidades ao longo de boca, ficando escondidos. Já nos crocodilos, o crânio é mais fino e quando estão com suas bocas fechadas, o quarto dente da mandíbula fica à mostra.
Outra característica que diferencia esses animais é a presença de uma glândula capaz de eliminar o sal do organismo, e que somente os crocodilos têm. A expressão “lágrimas de crocodilo”, aliás, vem dessa glândula, embora elas estejam localizadas na língua do animal e não nos olhos, como acontece, por exemplo, com algumas aves.

Por: Renato Filogonio, Departamento de Zoologia, Universidade Estadual Paulista e Marcos Eduardo Coutinho, Centro de Manejo e Conservação de Répteis e Anfíbios, Instituto Chico MEndes de Biodiversidade

Ciência Hoje - Revista CHC | Edição 224


Amazônia não pode ser chamada de Pulmão do mundo

Seria o “pulmão” porque a floresta retira o gás carbônico da atmosfera, por meio da fotossíntese, e produz também oxigênio. Acontece que um ecossistema como esse também tem muita mortalidade. Se (a floresta) estivesse estabilizada, tudo o que ela produz também seria consumido, e o valor seria zero. Então não seria o pulmão do mundo. E hoje existe uma porção externa, que aumenta a temperatura, e existe outra porção que aumenta a concentração de gás carbônico na atmosfera. O gás carbônico é o principal alimento das plantas – as plantas crescem porque retiram o gás carbônico da atmosfera. A concentração de gás carbônico na atmosfera é de menos de 0,04%, e a concentração de oxigênio é de quase 21%. Mesmo que eu transformasse todo o gás carbônico em oxigênio, essa concentração não mudaria nada. A Amazônia não pode ser considerada o pulmão do mundo, mas temos observado que a floresta retira um pouco do excesso desse gás carbônico.

Fonte: Pesquisador Antônio Manzi, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Gazeta do Povo

Verdades da Profissão de Professor



Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.

Paulo Freire

De onde vem cheiro do suor e do pé?



Dizem que o suor cheira mal, mas na verdade isso é uma grande injustiça. Geralmente ele não tem cheiro. O mau odor que sentimos nas axilas e nos pés vem da ação de bactérias em contato com o suor. Partes do corpo que ficam abafadas durante o dia, como acontece com os pés, trancafiados o dia inteiro em sapatos, acabam ficando quentes e úmidas, e se tornam um verdadeiro criadouro de bactérias. Elas reagem com o suor e o resultado é aquele cheirinho.
Por isso, no combate ao mau odor, precisamos enfrentar as bactérias presentes na pele das axilas ou dos pés. Também podemos usar um produto que diminua a quantidade de suor produzida nessas áreas da pele. Isso reduz a umidade, e inibe a proliferação das bactérias.
O combate ao mau cheiro começa com boa higiene e com a escolha do guarda-roupa. Limpeza é fundamental. No banho, normalmente é suficiente o uso de sabonete comum.   Algumas vezes, indica-se um sabonete antisséptico. Lave bem a axila e os pés e, depois do banho, seque a pele com cuidado. Redobre a atenção na hora de secar os pés e capriche no espaço entre os dedos.


Fonte: Lúcia Mandel
Revista Veja


A semente da maça pode matar

Fonte: Saude.Terra


Você sabia que comer uma maçã por dia pode fazer bem a saúde, mas o mesmo não pode ser dito a respeito das sementes da maçã que contêm glicosídeos cianogênicos, substâncias de defesa encontradas em alguns vegetais, capazes de liberar ácido cianídrico por meio de reações de hidrólise, ou seja, são capazes de produzirem cianeto (CN -).
Se um indivíduo consumir bastante sementes pode acabar ingerindo uma dose fatal, ou seja, lembre-se sempre de remover as sementes das maçãs na hora que for comer.
Particularmente não conheço ninguém que coma as sementes da maçã, e você?

Fonte: Por Veridiana Serpa

Por que maçã cortada fica escura?

Fonte: Exobesa.blogspot.com


Novamente, a explicação está no fato de a fruta estar viva. Quando se machuca, ela passa por um processo de cicatrização. Ao cortarmos uma fruta, colocamos em contato enzimas e substâncias fenólicas que estavam em compartimentos separados. As enzimas provocam a oxidação dos compostos fenólicos e a formação de polímeros, que têm a função de proteger a área exposta. Esses polímeros são responsáveis pelo tom escuro da área do corte. Para evitar esse escurecimento, bastam algumas gotas de limão, já que a vitamina C é antioxidante.

Fonte: Revista Superinteressante

Quando e como começa a puberdade nas meninas?




O primeiro sinal de puberdade na menina é muito discreto. Às vezes, nem mesmo a mãe nota. Aparecem inicialmente os brotos mamários, de um ou dos dois lados e a região torna-se mais sensível. A idade de aparecimento deste broto mamário é muito variável: entre 8 e 13 anos de idade. Quase simultaneamente, a menina entra no seu “estirão” de crescimento e pêlos púbicos aparecem, seguidos uns meses depois dos pêlos axilares. Junto com os pêlos, glândulas de suor começam a produzir uma secreção de cheiro acentuado. Deve ter a adolescente um cuidado maior com a sua higiene pessoal.
A primeira menstruação ou “menarca” acontece cerca de 2 anos depois do aparecimento do broto mamário. Esta primeira menstruação significa que a menina atingiu a maturação sexual, podendo procriar, isto é, ter filhos. Nesta altura, o seu corpo quase atingiu a estatura adulta e terá a configuração feminina. Em outras palavras, a menina tornou-se “mulher”.
Esta mudança completa pode ocorrer em pouco tempo! Com a aquisição deste corpo de mulher por causa dos hormônios sexuais que foram secretados em níveis maiores do que antes, o instinto sexual também será despertado, assunto que desenvolveremos melhor ao falarmos da sexualidade.


Dúvida da Aluna Yasmim Saldanha do 6º série A da Escola Evilázio de Góes Vieira

Sinais e sintomas do diabetes

Os principais sinais e sintomas do diabetes são:


Fadiga (cansaço intenso e sem motivo);
emagrecimento rápido sem causa aparente (mesmo comendo mais que o habitual);
• sede intensa;
• infecções repetidas (candidíase, furúnculos, infecções urinárias);
• vontade freqüente de urinar;
• fome exagerada;
• dores nas pernas;
• visão turva (embaçada);
• dificuldade de cicatrização (os machucados demoram a cicatrizar).

Fonte: http://www4.saudesempreonline.com.br/

Hiperglicemia

Ao contrário da hipoglicemia, a hiperglicemia é o excesso de glicose no sangue. Entretanto esse processo é lento e gradual, ou seja, os sinais e sintomas vão aparecendo aos poucos, sendo muitas vezes notados só em situações extremas.

Sinais e sintomas

  cansaço;
  urinar muito;
  muita sede;
  visão turva (embaçada, destorcida);
  sonolência;
  tonteira.

A) O que pode causar uma crise de hiperglicemia?

  Não seguir a dieta recomendada (comer alimentos não indicados).
  Comer muito.
  Ficar sob estresse emocional (estar muito tenso, nervoso) e/ou doente.
  Tomar uma dosagem errada de medicação (insulina e alguns antidiabéticos orais em quantidade inferior à recomendada).

B) Como tratar uma crise de hiperglicemia?

Assim como para os casos de hipoglicemia, o ideal é fazer um teste de glicemia capilar para confirmar a suspeita. Entretanto, se não for possível fazê-lo, deve-se procurar imediatamente um serviço médico ou hospital. Não espere melhorar ou ter certeza de que está em crise, pois o quadro de hiperglicemia não tratado pode evoluir para formas graves e colocar em risco a sua vida.

Hipoglicemia

A hipoglicemia é a queda acentuada do nível de açúcar no sangue. Os sinais e sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas normalmente os primeiros são:
•  irritabilidade (nervosismo);
•  tremores;
•  tontura;
•  fome. Outros sinais e sintomas são:
•  calafrios;
•  cansaço (fadiga);
•  taquicardia (batimento cardíaco acelerado);
•  sudorese;
•  mau humor;
•  dor de cabeça;
•  visão turva;
•  dormência nos lábios e língua;
•  desorientação (ficar confuso);
•  desmaio;
•  pele fria, pálida e úmida;
•  convulsões;
•  dificuldades para acordar (hipoglicemia noturna). O importante é você aprender a identificar os fatores que causam a hipoglicemia e o início de uma crise para tratá-la rapidamente. Por isso, a partir de sua vivência e das suas anotações de controle glicêmico, seu médico deverá estabelecer quais os valores glicêmicos de alerta e que devem ser corrigidos.
 
A) O que pode causar uma crise de hipoglicemia?
  Praticar atividades físicas em excesso;
•  Não se alimentar em horários regulares e habituais (atraso nas refeições);
•  Não comer em quantidades suficientes;
•  Ingerir bebida alcoólica sem alimentar-se;
• Tomar uma dosagem errada de medicação (insulina e alguns antidiabéticos orais em maior quantidade). 
 
B) Como tratar uma crise de hipoglicemia?
Ao perceber ou desconfiar que esteja tendo uma crise de hipoglicemia, o ideal é fazer um teste de glicemia capilar para confirmação. Entretanto, se não for possível fazê-lo, deve-se tratar logo a crise para que os sintomas não se agravem. Para isso, coma alimentos doces de rápida absorção, tais como:
•  dois a cinco tabletes de glicose (vendidos em farmácia);
•  meia lata de refrigerante comum;
•  meio copo de suco de laranja;
•  2 colheres de chá de mel;
•  meio copo de leite desnatado.

Se após 15 minutos dessa ingestão os sintomas não melhorarem, coma mais um pouco desses alimentos e peça ajuda.
Oriente seus familiares, amigos e colegas de trabalho que, caso ocorra perda da consciência (está desmaiado, ou não atende aos comandos), você não poderá receber alimentos, pois terá dificuldades de deglutir e poderá engasgar. Nesse caso, a pessoa que socorrê-lo deverá colocar açúcar ou mel embaixo da língua ou entre a gengiva e a bochecha e encaminhá-lo imediatamente ao hospital.